Júlio
César Pereira
Darlan
Deparolis
Marcelo
Rabelo
Introdução
No momento atual onde o mundo está se tornando cada vez mais globalizado e moderno, produtos e serviços não têm valor em si mesmos. São as pessoas que lhes dão valor. (Sônia Gurgel, 2010).
É necessário que as empresas busquem novas ferramentas e técnicas para se manterem competitivas no mercado e também manter o material humano que possuem. Duas dessas ferramentas são a Gestão do Conhecimento e a Gestão de pessoas.
Segundo Drucker (1994), a Gestão do Conhecimento trata o gerenciamento do conhecimento como ativo, de forma a buscar sua disseminação e preservação. A informação e o conhecimento são as armas competitivas da nossa era.
E quem possui esse conhecimento são as pessoas, colaboradores da empresa. Aí entra o papel da Gestão de Pessoas/Área de RH, que tem o papel de desenvolver estratégias para seleção e retenção destes colaboradores, além de criar um ambiente agradável de trabalho.
Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Estratégias Corporativas.
Como dito anteriormente as pessoas e os seus conhecimentos devem ser tratados como ativos da companhia, agregadores de valor. Mas para que isso ocorra primeiramente devem-se definir quais são as estratégias da empresa, o que a empresa almeja e como atingir essa meta, sua visão, missão e valores. Junto com a área de RH devem criar estratégias de forma a:
- identificar as competências necessárias à organização;
- fortalecer competências das lideranças;
- promover o comprometimento de toda a organização;
- assegurar que estas estratégias estejam alinhadas como o planejamento da empresa.
Após esta etapa a área de RH buscará captar os profissionais que se encaixem nessas competências para serem colaboradores da organização.
A Gestão do Conhecimento vem para complementar a Gestão de Pessoas. Ela vem gerir o conhecimento de forma que ele não fique restrito ou armazenado em uma pessoa ou setor da organização, mas sim que ele seja disseminado dentro da organização. A Gestão do Conhecimento busca a criação de uma base comum de conhecimento através de grupos de trabalho, maior colaboração entre departamentos, um ambiente agradável de trabalho que retorna novamente a Gestão das Pessoas e estratégias da organização.
Para ler a parte 2 clique no link Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento (Parte 2-2)
No comments:
Post a Comment