Novidades

Thursday 10 January 2019

Diferença entre Microprocessadores e Microcontroladores (2019)


Para os estudantes de Engenharia, Ciência da Computação e cursos técnicos na área de automações e controle, eletrônica embarcada, programação provavelmente terão que conhecer a diferença entre microprocessadores e microcontroladores e a aplicação de cada uma dessas tecnologias.

Microprocessador(µP) é o cérebro do computador. Fisicamente um dispositivo semicondutor (CI) constituído por milhões de transistores que implementam uma variedade de circuitos (registradores, máquinas sequenciais, circuitos lógicos, etc.).  Ele é responsável pela busca de um programa na memória e por sua execução. Os processadores possuem uma capacidade maior de realização de operações e processamentos específicos. São utilizados nos computadores pessoais, Smartfones, processadores digitais de sinais, ou seja, em praticamente todos os equipamentos que necessitam de algum tipo de processamento. O Microprocessador necessita de um sistema operacional para funcionamento. 

Microcontrolador(µC) é um dispositivo semicondutor em forma de CI. Integra todas as partes básicas de um microcomputador; CPU, memórias não voláteis (ROM, PROM), memórias voláteis (RAM, SRAM), portas de entrada e saída (comunicação paralela ou serial). É um microcomputador implementado em um CI. Os microcontroladores são utilizados em sistemas embarcados como máquinas de escritório, eletrodomésticos, sistemas de automação e controle, brinquedos e controle remoto. Diferentemente dos microprocessadores, a capacidade de processamento e memória dos microcontroladores é bem menor. Então os microcontroladores são utilizados em funções mais específicas de controle digital de processos. Um microcontrolador não conta com um sistema operacional  e BIOS. 
 Fonte Imagens:http://microcontrolador-pic.blogspot.com.br/2010/11/diferenca-entre-microcontrolador-e.html

No comments:

Post a Comment