Novidades

Monday 21 January 2019

Por quê o blog se chama Tendendo ao Infinito?


Fui perguntado por um amigo sobre o nome do Blog. Ele perguntou da seguinte maneira.

- Por quê esse nome para o Blog? Eu achei estranho.

Vamos a resposta.

Eu queria criar um Blog e na época já tinha vontade de criar algo que tivesse Infinito no nome. É uma palavra que eu gosto. Infinito é uma palavra que possui diversos significados. Dos significados que gosto Infinito significa não ter fim, não ter limite, algo incalculável, imensurável e até mesmo coisas que transcendem o entendimento humano.

A primeira frase que veio a cabeça, fã de filmes que sou, foi "Ao Infinito e Além". A frase é utilizada por Buzz Lightyear da animação Toy Story. Já existem vários canais e blogs que utilizam essa referência, e acredito também que possua direitos autorais.

A segunda ideia, e a que acabou sendo aplicada foi o nome Tendendo ao Infinito. Todo estudante de engenharia, matemática e física já se deparou com o estudo de funções, limites, derivadas e integrais. Ao estudar funções e seus limites, verificamos o comportamento de uma função a partir das variações dos valores de x e y. 

Vamos analisar a função y=1/x^2. Quando o valor de x tende a (se aproxima de) 0, o valor de y tende a subir como mostra a tabela abaixo. 




A seguir o gráfico que mostra o comportamento da função. Por ser uma função quadrática a aproximação pela esquerda (utilizando valores negativos se aproximando de 0) também tenderá a infinito. 


O valor de y pode ser tão grande quanto o valor de x se aproximar de 0. Então diz-se que o limite dessa função para x tendendo a zero é igual a infinito. 


Veio daí a ideia do nome do Blog, mas também da ideia de que tudo que eu fizesse tivesse o máximo de sucesso seja na vida profissional ou pessoal. Que as funções que regem a minha vida naquele momento  tendessem ao Infinito, ou seja, tendessem ao sucesso. Como é um blog que fala de engenharia, educação e tecnologia, e tem como pretensão melhorar não só a minha condição como a de quem acompanha o blog, acho que o nome ficou legal. Será que entenderam? Espero ter conseguido explicar. 

No comments:

Post a Comment