Novidades

Thursday 28 February 2019

Meu primeiro discurso de Paraninfo

Fui convidado para ser Paraninfo de uma turma de Engenharia Elétrica que dei aulas. Foi a primeira vez que recebi um convite para paraninfo e não sabia exatamente o que dizer. Li alguns discursos, assisti alguns discursos no youtube e acabei chegando nesse texto que vem a seguir. Na emoção do momento ele não saiu exatamente como está escrito aqui. 

Discurso para turma de Engenharia Elétrica 2018

Boa noite,


Senhor vice-diretor e demais autoridades da mesa, pais, parentes e amigos dos formandos. Gostaria de agradecer a turma de Engenharia Elétrica 2018 pelo convite. Foi uma grata surpresa. Não esperava o convite e fiquei muito contente que a turma quisesse a minha presença nesse momento.

Começo dizendo que estou muito feliz por estar aqui participando desse momento com todos vocês, foram 5 anos de trabalho duro durante a semana, vários finais-de-semana sem dar a devida atenção a família e amigos, pois haviam trabalhos para fazer e muita matéria para estudar e tudo isso conciliado com o emprego de vocês durante o dia ou noite. Vocês venceram essa batalha. Estão aqui hoje colando grau. Se formando Engenheiros Eletricistas, realizando um sonho e estou orgulhoso de vocês. Parabéns a todos. Lembrem-se dessa trajetória acadêmica com carinho. Por incrível que pareça, tenho certeza que vocês sentirão saudade do que viveram aqui na Faculdade.

Aos pais, avós, cônjuges, namorados e namoradas, filhos, amigos e todos que de alguma forma estiveram envolvidos no processo de formação desses formandos. Vocês incentivaram, aconselharam, vocês aguentaram as caras feias nas semanas de prova e quando os resultados saim e de certa forma não tiveram total atenção durante o tempo da graduação, em parte culpa de nós professores (Espero que não nos odeiem por conta disso). Foi para o bem deles. Parabéns para vocês. Não deve ter sido fácil em alguns momentos, mas vocês entenderam, deram todo o suporte e também fazem parte dessa conquista. Meus pais me disseram que é a única herança que iriam me deixar. Einstein disse que “... as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”. Então é a melhor herança que se pode receber. 

A vocês, agora caros colegas Engenheiros eletricistas. Uma grande etapa da vida de vocês foi concluída e uma nova se inicia. Não pensem que irão parar de estudar, é sempre necessário estudar, o processo de aprendizagem não deve parar pois o mundo evolui, a tecnologia evolui e o profissional que não acompanha  essas evoluções vai ficar para trás. Então procurem uma área que tenham afinidade, se especializem. Leiam muito, revistas da área, livros técnicos, normas e manuais, mas também leiam jornais, leiam livros sobre assuntos diversos, acompanhem o que acontece no mundo ao seu redor e tentem não ser surpreendidos.  Ensinem o que sabem. Não tenham medo de compartilhar conhecimento. Alan Moore um escritor e quadrinista disse “O conhecimento é como o ar. E como o ar, a ninguém deve ser negado.”

Sejam corretos como profissionais, trabalhando por conta própria ou em uma empresa. A credibilidade da Engenharia não anda tão boa devido a tudo que ocorreu recentemente então, sejam responsáveis, sejam éticos, zelem pela vida, zelem por seus nomes.  Sejam os melhores profissionais que poderem ser, trabalhem com amor, com dedicação, façam tudo bem-feito. 

Deem atenção as pessoas a sua volta, família e amigos. Lembrem-se que a vida não é só trabalho. “Carpe Diem. Aproveitem o dia. Tornem suas vidas extraordinárias!” como disse o prof. Keating em A Sociedade dos Poetas Mortos. 

Esse é o recado que eu queria dar a vocês.

Parabéns a todos. Sucesso na profissão. Contem comigo para o que precisar. Fiquem com Deus. 

Muito obrigado a todos.


No comments:

Post a Comment