Novidades

Monday 28 September 2020

Circuitos Elétricos: Análise Nodal (Método dos Nós)


Análise Nodal consiste em escrever a equação das correntes dos nós do circuito de modo a determinar os valores do circuito, ou seja, utiliza-se a lei de Kirchhoff das Correntes (LKC). A LKC diz que a soma das correntes que entram em um nó deve ser igual a soma das correntes que saem desse nó.  Vamos analisar o circuito a seguir. 


Consideramos o ponto conectado a terra como pontencial igual a 0, ou seja V=0 volts. Os nós marcados como V1 e V2 serão as tensões que deverão ser determinadas para resolução do circuito. 
No nó V1 está chegando a corrente da fonte I1 e saem dela três correntes, as correntes saindo foram consideradas com valor negativo (Eq. 1). No nó V2 considerou-se duas correntes entrando no nó e duas saindo (Eq. 2).

O próximo passo realizado foi colocar em evidência as variáveis que serão calculadas. No caso V1 e V2. 


Tendo a disposição os valores dos resistores e das correntes I1 e I2 e possível determinar o valor das tensões V1 e V2 e demais correntes do circuito. Para a solução do sistema linear pode-se utilizar a regra de Cramer, que pode ser vista no link a seguir:

Caso o valor de alguma das correntes der negativo, significa que o sentido adotado no momento da resolução está invertido, bastando inverter o sentido da corrente.  


No comments:

Post a Comment